TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A morte de Eduardo Campos e o tempo de “juntar os melhores”

Nesse trágico 13 de Agosto, antes de mais nada votos de pesar e solidariedade à família e amigos de Eduardo Campos e das outras 6 vitimas do acidente aéreo em Santos...

A morte de Eduardo Campos e o tempo de “juntar os melhores” Nesse trágico 13 de Agosto, antes de mais nada votos de pesar e solidariedade à família e amigos de Eduardo Campos e das outras 6 vitimas do acidente aéreo em Santos...
Logo do programa Jornal da Gazeta
Nesse trágico 13 de Agosto, antes de mais nada votos de pesar e solidariedade à família e amigos de Eduardo Campos e das outras 6 vitimas do acidente aéreo em Santos.

Na política, fosse no curto ou no médio prazo, Eduardo Campos caminhava para se tornar grande liderança no Brasil.

Em Pernambuco, o neto e dileto sucessor de Miguel Arraes foi um cometa. Ocupou os espaços rapidamente e se tornou o líder do estado.

Quem o conheceu nos tempos das "Diretas Já" e da eleição de Tancredo, quem acompanhou sua trajetória desde os anos 80 percebia seu enorme talento político.

Extremamente atento e afável no trato pessoal, Campos herdou do avô Arraes -que foi um mito em Pernambuco- algo da matreirice no jeito de fazer política.

Como Arraes, Eduardo Campos tinha por hábito centralizar decisões.

Era implacável com adversários, e mesmo com correligionários quando entendia assim determinar o exercício da política.

Uma forma de mando que o tornou líder incontrastável em Pernambuco. Em 2010 venceu a reeleição para governador nos 184 municípios do estado.

Num desses municípios, Granito, Eduardo Campos teve 99,1% dos votos. Num universo de 4.985 mil eleitores apenas 23 votaram contra ele.

Dias depois de reeleito, numa conversa no Palácio das Princesas o então aliado de Lula e Dilma disse:

-Tem pessoas na oposição que guardam os mesmos valores que nós, e o sonho seria juntar os melhores...

"Juntar os melhores", hoje parece impossível. Não apenas pelo que é e move a engrenagem político-partidária no Brasil.

Também pela expansão de rancores, ódios e selvageria, como se vê no grotesco espetáculo nas redes sociais no rastro do acidente.

Que o trágico desaparecimento do jovem líder Eduardo Campos permita um tempo de reflexão.

Que "os piores" sigam remoendo seus horrores. Mas que se entenda já ser mais do que tempo de se tentar "juntar os melhores".
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais