TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Gazeta Superofertas, Fofoca

Para sair do fundo do buraco escuro

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Para sair do fundo do buraco escuro Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Está frio, congelado ou está morno? A gente viu hoje que, até maio, o mercado de trabalho estava melhorando. Uma melhora pequena e precária, mas melhorazinha.
Até maio, tinha mais gente empregada do que em abril. Essa melhora em mês de maio não acontecia desde 2014, ainda no último ano do triste governo de Dilma Rousseff.
Por que a melhora é precária? Porque o emprego que apareceu foi sem carteira assinada. Ou emprego público, pois os governos voltaram a contratar. E porque muita gente foi abrir um negócio. Emprego com carteira assinada continuou desaparecendo aos montes.
Que melhora é essa, então, em que muito emprego é pior?
Pelo menos tem um pouco mais de gente trabalhando. Pelo menos, os salários, na média, subiram um tiquinho. Juntando todos os rendimentos de quem trabalha, a gente chega numa soma chamada massa salarial ou, mas precisamente, massa dos rendimentos, Pois bem. A massa de rendimentos cresceu quase 1% em relação ao ano passado.
1%? Parece brincadeira, mas não é. Em 2015 e 2016, a massa salarial caiu.
Quando a massa salarial sobe, tem mais dinheiro para o consumo, para o comércio. Os negócios começam a rodar de novo. É uma miseriazinha ainda, mas é assim que a gente sai do fundo do buraco escuro em que meteram o país.
Vamos lembrar que esses números todos vão até maio. Maio foi o mês do escândalo com aquela conversa de Michel Temer com o empresário bandidão da carne. Como todo mundo sabe, o país virou um salseiro piorado de novo.
Isso pode ter assustado as pessoas, todos nós, consumidores ou empresários. Se está essa bagunça, vou investir, vou abrir negócio, vou gastar? Os números que medem a confiança econômica pioraram em junho. Mas a gente não sabe se isso bateu de verdade nos negócios, nas vendas, no investimento.
Se não bateu, se o ritmo do início do ano continuar, enfim a gente vai sair da recessão. Vai ter um Natal melhorzinho, pelo menos para a gente que tem a graça de ter um trabalho, pois a vida está terrível ainda para muita gente. Fazia mais de uma década que a gente não via pessoas procurando comida no lixo, tanto mendigo, tanta miséria evitável.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais