TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Aniversário da TV Gazeta: 53 anos

A TV Gazeta, que sempre esteve conectada com a história de São Paulo, está comemorando 53 anos. Conheça mais sobre a nossa trajetória:

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 23/01/2023 - Última atualização: 12/01/2024 - 15h49


Nesta quarta-feira (25), A TV Gazeta comemora 53 anos. A emissora, que sempre esteve conectada com a história de São Paulo, firmou sua antena no coração da Av. Paulista com uma trama digna das telinhas. Conheça mais sobre a nossa trajetória:

Quando tudo começou

Em 1906, um poeta e jornalista brasileiro chamado Adolfo Campos de Araújo fundou um pequeno jornal na rua 15 de novembro chamado A Gazeta. Suas páginas eram preenchidas com matérias sobre política, economia, arte e cultura que, com o passar do tempo, foram conquistando os leitores paulistas.

Era uma vez um homem chamado Cásper Líbero

Aniversário da TV Gazeta

Cásper Líbero (Foto: Gazeta Press)

Anos se passaram e A Gazeta esteve nas mãos de muitos donos após seu fundador falecer. Sofrendo uma grande crise e com tiragem limitada, muitos acreditavam que o jornal teria chegado ao fim em 1918. Até que, um dia, ela foi oferecida à um rapaz de 29 anos que tinha um grande sonho e aceitou o desafio, comprando o jornal por sessenta contos de réis. Depois de muito trabalho duro, A Gazeta passou por várias alterações e, enfim, conseguiu se reerguer.

Cásper Líbero era fascinado por esportes e trouxe essa paixão para A Gazeta, que foi pioneira nas transmissões de futebol através de linhas telefônicas. Em 1924, ele assistiu à uma corrida pedestre em Paris e entrou em êxtase. Foi aí que ele decidiu trazer o evento para a cidade, criando a Corrida de São Silvestre.

Aniversário da TV Gazeta

Travessia de São Paulo a Nado em A Gazeta – Edição Esportiva (Foto: Gazeta Press)

Quanto mais o jornal crescia, mais diverso ele ficava e mais novidades chegavam à redação. No ano de 1928, nasceu A Gazeta – Edição Esportiva, que depois seria rebatizada de A Gazeta Esportiva. Em 1929, foi criada a primeira seção voltada às mulheres, a Página Feminina, e, logo depois, nasceu a primeira seção dedicada ao público infantil.

São Paulo e Gazeta 

Aniversário da TV Gazeta O Edifício Médici com destaque para a Sereia, o relógio de A Gazeta (Foto: Gazeta Press)

A Gazeta sempre se considerou uma amiga de São Paulo, nas boas e más horas. Desde 1925, o canto da Sereia ecoava pela cidade. O relógio da sede da Gazeta, na Rua Líbero Badaró, foi cronometrado conforme a hora padrão do relógio do mosteiro de São Bento, que era considerado o mais preciso de São Paulo. Ao meio-dia a Sereia badalava anunciando que o jornal estava indo às bancas.

Aniversário da TV Gazeta

A Sereia, o relógio de A Gazeta (Foto: Gazeta Press)

Até 24 de outubro de 1930, quando a sede se tornou alvo de getulistas que invadiram e incendiaram o prédio. Depois das chamas só restaram cinzas e fumaça, no meio dos escombros encontraram um relógio que, apesar de tudo, resistiu. Cásper Líbero precisou se exilar e mais uma vez e o jornal se viu em crise. Mas, assim como a Sereia, A Gazeta sobreviveu.

A cidade passava por um momento de incertezas, ainda assim, o jornal estava presente, apoiando o desejo dos paulistas. “O amor à São Paulo continua a ser o nosso incentivo”, disse Cásper Líbero no seu discurso de 1934. Com o retorno do diretor, A Gazeta voltou aos eixos e se tornou o jornal com maior tiragem diária: cem mil exemplares. Quase uma década depois, Cásper comprou a Rádio Educadora Paulista e transformou em Rádio Gazeta.

Porém, em 27 de agosto de 1943, A Gazeta sofreu outro golpe. Cásper Líbero faleceu em um acidente aéreo.

Próximos passos

Prédio da Gazeta

Desenho do projeto original do Edifício Gazeta (Foto: Gazeta Press)

O jornalista deixou seu legado em São Paulo. Seu nome se tornou avenida, fundação e a primeira escola superior de jornalismo do país. Cásper Líbero ficou tão grande, que precisou de uma nova casa. Então, em meio à Avenida Paulista, número 900, foi crescendo o Edifício da Gazeta.

Saindo do papel

Aniversário da TV Gazeta Matéria sobre a inauguração da TV Gazeta, com Paulo Maluf e Abreu Sodré, A Gazeta, 27/01/1970 (Foto: A Gazeta)

Antes de falecer, um novo sonho brotou no coração de Cásper Líbero. Ele estava sempre em busca de novidades e em uma de suas viagens internacionais conheceu a televisão. Ficou para a Fundação a missão de realizar o último desejo de seu idealizador, a criação da TV Gazeta. E no dia 25 de janeiro de 1970, dia em que São Paulo completava 416 anos, a emissora foi oficialmente Inaugurada.

Antena TV Gazeta

Prédio e torre da Gazeta na Av. Paulista (Foto: acervo Luiz Casimiro)

Desde então, já se passaram 53 anos. E a TV Gazeta permanece fiel no coração da cidade e nas telinhas dos paulistanos. Uma emissora de São Paulo para São Paulo. 

 

Veja também: 5 passeios imperdíveis em São Paulo

Notícias Relacionadas