Dia Mundial do Livro: Como adquirir o hábito de ler
Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Dia Mundial do Livro: Como adquirir o hábito de ler
Por: Ana Clara Dias Ghiraldello
Publicado em: 20/04/2023 - Última atualização: 05/12/2023 - 23h31

No dia 23 de abril de 1616, a literatura mundial perdeu três grandes autores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vegaque. Quase 400 anos depois, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) elegeu a data para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em homenagem aos três artistas.
Os livros mudaram muito ao longo do tempo, sua escrita, impressão, distribuição, gêneros e até o próprio hábito de ler sofreram transformações, mas esse hábito ainda não é de todos. De acordo com o estudo Retratos da leitura no Brasil, apenas 52% dos brasileiros leem.
O Dia do Livro e dos Direitos de Autor tem como missão encorajar a leitura e o conhecimento de obras literárias através dos séculos, mas como adquirir esse hábito? Confira algumas dicas para não deixar mais os livros de lado.
Separe um tempo para a leitura
Reserve um tempinho só para o seu livro, sem distrações, sem tarefas. Com o tempo, você pode encaixar esses momentos na sua rotina e se acostumar a ler pelo menos algumas páginas por dia. Você também pode aproveitar qualquer tempo livre para dar uma folheada.
Sem pressão! Leia no seu tempo e ritmo
Comece com metas pequenas, como dez páginas por dia. Com o tempo, você pode ir aumentando as páginas até alcançar um ritmo confortável para você. Não se force tanto, a leitura tem que ser estimulante, não cansativa.
Leia o que você gosta
Comece com livros fáceis e que despertam o seu interesse. Depois que o hábito entrar na sua rotina, você vai conseguir ler obras mais complexas com maior facilidade. Livros pequenos também são ótimas opções. A leitura rápida e dinâmica deixa o ato menos cansativo.
Compartilhe a experiência
Se junte com amigos para ler a mesma obra ou converse com pessoas que já leram os mesmos livros que você. Com essa troca, vocês podem estimular uns aos outros e tornar a leitura mais prazerosa e divertida.
Adaptação
Descubra qual é o melhor formato de leitura para você. Seja livros físicos, digitais, fazendo anotações ou não, o importante é como você se sente confortável. A paciência vai ser sua grande aliada nesse processo. Se não está dando certo, tente de outras maneiras.
O importante é não desistir! A leitura tem muito a agregar na sua rotina.
Veja também: Bate-papo com Eva Furnari e tudo sobre o mundo dos livros
Notícias Relacionadas
-
Vela aromática de chocolate na lata
Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vela aromática de chocolate na lata
-
30 Receitas de Páscoa para quem ama chocolate
Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - 30 Receitas de Páscoa para quem ama chocolate
-
Nota oficial: mudança na apresentação do programa Mulheres.
Saiba quais são as alterações no programa Mulheres
-
Quenianos dominam a 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre
Mais uma vez, africanos dominam a Prova do início ao fim. Brasileiros chegam ao pódio nesta edição.