TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / Anúncio de Dilma foi só um truque publicitário

O discurso da presidente Dilma Rousseff em rede nacional, nesta semana, causou muita polêmica. Em parte porque teve campanha eleitoral.

Vinicius Torres Freire / Anúncio de Dilma foi só um truque publicitário O discurso da presidente Dilma Rousseff em rede nacional, nesta semana, causou muita polêmica. Em parte porque teve campanha eleitoral.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O discurso da presidente Dilma Rousseff em rede nacional, nesta semana, causou muita polêmica. Em parte porque teve campanha eleitoral. Em parte, foi discurso eleitoreiro. A presidente fez uma grande onda para anunciar um reajuste da tabela do Imposto de Renda que não passava de reajuste de rotina. Pior que isso, um reajuste que não evita mais um aumento do imposto de renda.
O discurso foi de campanha porque Dilma tratou de coisas como o reajuste do salário mínimo em 2016. A presidente disse que vai manter a política de aumentos do salário mínimo. Mas isso é assunto do próximo governo e do próximo Congresso. Logo, é promessa de campanha eleitoral.
O discurso foi eleitoreiro porque, primeiro, Dilma anunciou o reajuste do Bolsa Família, o que não precisava fazer em rede nacional. Segundo, porque anunciou um reajuste da tabela do imposto de renda como se fosse grande coisa. E não era nada.
A gente soube depois do discurso que o reajuste da tabela do imposto de renda para 2015 seria de 4,5%, como tem sido nos últimos anos. Mais uma vez, um reajuste abaixo da inflação, que vem sendo de 6% ao ano, em média. Quando o reajuste da tabela é menor que a inflação, a gente acaba pagando mais imposto de renda.
Parece confuso, mas não é. A tabela do imposto de renda indica o valor do salário de quem não precisa pagar imposto e, além disso, qual parte do nosso salário paga tanto de imposto. Cada parte do nosso salário paga um imposto diferente, uma alíquota diferente
Mas imagine que a tabela do IR só tivesse um valor, de mil reais, para simplificar. Até esse valor, você não paga imposto. Acima disso, paga. Vamos dizer que você ganhe mil reais. Portanto, não paga imposto.
Mas vamos imaginar que, depois de um ano, o valor da tabela continue em mil reais, mas seu salário foi reajustado pela inflação. Isto é, você não teve aumento real, apenas manteve seu poder de compra, apenas compensou a inflação. Vamos dizer que seu salário subiu para 1060 reais.
Como a tabela não foi reajustada, você passa a pagar imposto de renda, mesmo não tendo aumento de verdade, só o reajuste da inflação. Como a tabela do IR vem sendo reajustada abaixo da inflação faz duas décadas, a cada ano que passa mais gente entra na faixa de renda que paga imposto, e quem já pagava imposto passa a pagar mais.
No fim das contas, o reajuste anunciado pela presidente era apenas um truque publicitário.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais