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Novos métodos de vendas online conquistam empreendedores iniciantes

Para o empreendedor iniciante, é necessário buscar os caminhos da criação de um bom negócio online como parte dessa estratégia. 

Publicado em: 21/10/2022 - Última atualização: 02/08/2023 - 15h22


Foto: Leeloo Thefirst

Muitos empreendedores estão animados e querendo saber como trabalhar com dropshipping e fazer muitas vendas online ou criar algum outro empreendimento digital que envolva vendas, já que a internet é um meio muito poderoso para se escalar um negócio e ficar rico com maior facilidade.

No entanto, trabalhar na internet e vender online é um pouco mais complicado, porque, assim como é um ambiente com muitos consumidores, ela também permite que qualquer um crie o seu negócio e comece a ganhar dinheiro com vendas online.

Então, a concorrência é muito grande. E para vencer neste cenário é preciso dominar técnicas e estratégias de vendas e se destacar no mercado. As técnicas não são difíceis, costumam ser simples de serem implementadas, com poucos passos, mas exige que o profissional se dedique para obter os melhores resultados.

Por que muitos negócios online não dão certo?

Atualmente, abrir um negócio online é algo muito simples. Contratar um servidor de hospedagem, criar uma loja virtual e contar com as melhores ferramentas para se começar um negócio são investimentos muito baratos perto do que se precisa gastar para abrir um negócio físico.

Com isso, muitas pessoas tentam a sorte todos os dias, criando um negócio, um blog sem saber nada de criação de conteúdo ou loja virtual. Ou sem nem mesmo ter a menor experiência com dropshipping, por exemplo. 

Assim como qualquer outro negócio, no online é preciso planejamento, estratégia, estudo e muita dedicação para fazer dar certo. Começar achando que vai ficar rico do dia para a noite é simplesmente uma das coisas que mais estragam projetos de negócio online.

Como é possível reverter essa situação?

Existem muitos bons profissionais no mercado que dão certo e conseguem criar negócios sólidos no mercado digital. Então, é importante primeiro entender o que eles fazem de diferente para obterem sucesso em seus negócios.

Quer algumas pistas do que pode ser? Nós te falamos!

Empreendedores digitais de sucesso estão sempre:

– Cientes de que o sucesso não vem do dia para a noite;
– São comprometidos com o seu plano de negócios de longo prazo;
– Buscam novos conhecimentos em diversas fontes diferentes;
– Aprendem com grandes profissionais do mercado;
– Observam como funcionam as estratégias dos concorrentes;
– Desenvolvem novos métodos de venda;
– Treinam suas habilidades que vão enriquecer seus negócios;
– Fazem investimentos em suas plataformas;
– Cuidam para oferecer a melhor experiência ao seu cliente;

Essas são algumas das atitudes que empreendedores de sucesso tomam para melhorar cada dia mais os resultados dos seus negócios. 

Contudo, é importante que os iniciantes copiem essas atitudes para se tornarem cada vez mais prósperos e nunca se esqueçam que: mesmo que a internet ofereça oportunidade igual e acessível para todos, isso não significa que ela não tem um grande valor, então há muito o que aproveitar para quem segue o caminho certo.

Mas agora vamos falar de vendas! 

O assunto principal aqui são os novos métodos de vendas que animam empreendedores iniciantes a começarem um negócio online e conseguirem seus primeiros lucros.

A parte técnica e estratégica das vendas é muito importante para os resultados de um empreendimento online. Por isso, nós vamos discutir abaixo algumas técnicas mais atuais utilizadas por players online para conseguirem melhores resultados.

Foto: Craig Adderley

Novos métodos de vendas online 

É importante que você saiba que alguns métodos de vendas não são necessariamente novos, mas estão se aprimorando ao longo do tempo para oferecer melhores resultados de vendas online. 

Por isso, o profissional que sabe reconhecer e executar melhor as técnicas de vendas é aquele que vai conseguir faturar mais no mercado digital.

Venda a transformação

Uma técnica de venda atual e muito utilizada por diversos players online é focar na transformação que o seu produto vai trazer. Então, isso deve ser trabalhado de forma criativa no seu método de vendas.

O empreendedor não deve, por exemplo, buscar fazer a venda de um curso de desenho online e sim a transformação do aluno que vai aprender em poucas semanas a transformar seus desenhos de palitinhos em desenhos mais elaborados, sem muita dificuldade. 

Consegue entender a diferença? A partir daí, o empreendedor deve buscar a melhor maneira de deixar essa transformação criativa e inspiradora.

Isso não vai servir somente para cursos e outros grandes produtos no mercado. É possível aplicar esse método em lojas virtuais. Se você está aprendendo a vender na internet, por exemplo, saiba que é completamente possível vender a transformação do seu produto ao invés de somente apresentar suas características.

Um exemplo prático para lojas de produtos dropshipping é buscar focar no que o produto pode fazer no dia a dia das pessoas, criar conteúdo relativo aos modos de uso e das facilidades que ele pode trazer. Isso pode ser apresentado com fotos, vídeos e descrições que vão influenciar na decisão de compra.

Trabalhe as objeções do consumidor

Para trabalhar as objeções do seu público é necessário primeiro conhecê-lo. Então, é importante acompanhar os dados de acesso, entender quais as características do seu público e até mesmo criar personas para entender melhor quais seriam as objeções de cada grupo de clientes em particular.

Trabalhar as objeções é tirar os obstáculos que o impedem de tomar a decisão de compra e efetuar a transação. As objeções comuns são:

– Falta de dinheiro
Falta de tempo para utilizar o produto ou serviço
– Falta de utilidade clara do produto

Algumas das estratégias utilizadas para trabalhar objeções são:

– Apresentar depoimentos de clientes satisfeitos e que tinham o mesmo problema;
Oferecer condições de pagamento e brindes;
– Comparar o custo e o benefício;
– Oferecer dicas de uso para quem tem menos tempo;
– Falar sobre prioridades para a objeção do tempo.

Foto: Lukas

Gestão de leads

Os leads de um negócio são seus potenciais clientes. Assim como todo cliente, existem aqueles que estão muito interessados e propensos à compra e outros que estão mais “frios”. 

Logo, fazer a gestão dos leads é saber separá-los da melhor maneira possível e conseguir utilizar uma estratégia de vendas mais adequada para o momento em que ele se encontra.

Para isso, são utilizadas muitas técnicas de marketing. Uma das mais conhecidas é o funil de vendas, que coloca o seu lead em estágios diferentes para que você entenda como ele precisa ser “alimentado” com conteúdos, anúncios e e-mail marketing de modo a ficar cada vez mais quente a ponto de tomar a sua decisão de compra.

Ainda assim, a gestão dos leads pode ir além. É possível categorizá-los por idade, sexo, interesses, estado civil e mais características que vão ajudar as campanhas a “esquentarem” os leads com mais facilidade, aumentando a possibilidade de conversão.

Conclusão

Deixamos aqui 3 técnicas de vendas mais atuais que funcionam muito bem para empreendedores online desbravarem seus negócios digitais. 

A maioria delas são técnicas muito relacionadas com o marketing e nem tanto com a venda direta ”frente a frente”, já que a possibilidade de escala de um negócio exige estratégias mais robustas.

Para o empreendedor iniciante, é necessário buscar os caminhos da criação de um bom negócio online como parte dessa estratégia. 

Por fim, é preciso oferecer um ambiente de vendas otimizado e confortável para o cliente, investir muito no atendimento (que também pode ser uma forma de conversão) e oferecer qualidade em todos os aspectos: produto, serviço, entrega, atendimento, segurança e no que mais se pode esperar.

 

*** conteúdo de marca ***

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