TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Relembre o Draft das maiores estrelas da NBA

Nem sempre as estrelas são escolhidas nas primeiras posições; confira o que é e como funciona o draft, além de algumas curiosas edições

Por: Redação

Publicado em: 30/07/2024 - Última atualização: 13/08/2024 - 15h27

A NBA é a principal liga de basquete do mundo, onde estão os maiores craques da modalidade e é o sonho de todo jovem jogador. E a principal porta de entrada é o draft, ação que acontece antes do início de cada temporada.

Além disso, a NBA é um campeonato de grande destaque no mundo todo, inclusive em operadores como a Bet Nacional é possível fazer apostas em todos os jogos, e até mesmo no draft.

E por falar em draft, apesar de ser um evento super importante na NBA, muita gente ainda tem dúvidas sobre como ele funciona, mas é bem simples de se entender.

O draft é o momento onde 60 novos talentos entram para a liga. Os jogadores são selecionados pelas equipes em duas rodadas, com 30 escolhas cada. Inicialmente, cada time tem uma escolha por rodada, definidas por sorteio.

As franquias com pior desempenho na temporada anterior têm mais chances de obter as primeiras escolhas, para equilibrar a liga. Porém, as equipes podem negociar as escolhas, até mesmo futuras.

Em 2024 o draft será nos dias 26 e 27 de julho, e quem tem direito a primeira escolha é o Atlanta Hawks.

 

Lendas que não foram as primeiras escolhas

Apesar do draft privilegiar as equipes sorteadas nas primeiras posições, é fundamental um bom trabalho de scout para encontrar bons jovens jogadores. Porém, muitas vezes atletas selecionados bem abaixo se tornam lendas, e as primeiras escolhas não.

O principal jogador de basquete de todos os tempos, para muitos, é Michael Jordan (@jumpman23). Porém, curiosamente ele não foi a primeira escolha do seu draft, mas sim a terceira, selecionado pelo Chicago Bulls, em 1984.

Outra estrela que ficou fora da pick 1 é Larry Bird. Tricampeão da NBA com o Boston Celtis, ele foi apenas o sexto no draft de 1978, atrás de nomes como Mychal Thompson, Phil Ford e Rick Robey.

Um dos maiores ídolos dos Lakers, Kobe Bryant, é mais um que ficou fora das primeiras escolhas. Ele foi apenas o 13º, em uma classe de draft que contou com nomes como Allen Iverson, Ray Allen e Steve Nash.

Dennis Rodman, o maior reboteiro da liga, foi apenas o 27º, enquanto o argentino Manu Ginobili, um dos maiores nomes do San Antonio Spurs, foi apenas a 57º escolha.

 

Estrelas do presente que não foram Pick 1

Não são apenas as lendas do passado que ficaram de fora da pick 1. Temos diversos exemplos de jogadores em destaques atualmente que ficaram de fora desse posto.

Esse é o caso de Nikola Jokic, apenas a 41º do Denver Nuggets em 2014, que contou com nomes como Andrew Wiggins, Jabari Parker e Joel Embiid. Quem também passou longe da primeira escolha foi Giannis Antetokounmpo.

O grego foi o 15º em 2013, atrás de jogadores como Anthony Bennett, Victor Oladipo e Otto Porter, caindo no colo do Milwaukee Bucks, que decidiu pela sua escolha e não se arrependeu.

Mais próximo, mas fora das primeiras posições, Stephen Curry foi a sétima escola em 2009, atrás de jogadores como James Harden, Ricky Rubio e Blake Griffin.

Agora um caso histórico e curioso do draft foi Luka Doncic. Ele até teve uma escolha alta, foi o terceiro em 2018, atrás de DeAndre Ayton e Marvin Bagley III.

Porém, o Atlanta Hawks escolheu e já trocou logo em seguida, mandando-o para o Dallas Mavericks e ficando com Trae Young. No Mavs, o esloveno se tornou uma das estrelas atuais e está nas finais da NBA 2024.

 

 

*** conteúdo de marca ***

Notícias Relacionadas