TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Saiba como surgiu a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Saiba como surgiu a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol

Por: Redação

Publicado em: 01/06/2023 - Última atualização: 01/06/2023 - 18h33

“Ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor”. Você com certeza já deve ter escutado este bordão em dia de clássico, mas você sabe como surgiu a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol?

Uma das mais antigas e intensas rivalidades do esporte, as seleções só voltam a se enfrentar em setembro, quando se inicia as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Até lá, fazer uma aposta online no confronto Brasil e Argentina será mais fácil, uma vez que, a partir desta publicação, você terá informações como fatores históricos, culturais e esportivos.

 

História e cultura

Durante os séculos XIX e XX, os dois países competiram pela influência política, econômica e cultural na região. O episódio mais marcante desta disputa foi, segundo historiadores, a Guerra da Cisplatina (1825-28).

Esta guerra colocou frente a frente o Brasil, já independente de Portugal, e as chamadas Províncias Unidas do Rio da Prata, que posteriormente se tornaram a Argentina. O objetivo era conquistar o território, mas nem Brasil, que sofreu duras derrotas em três batalhas da guerra, nem os hermanos ficaram com a Cisplatina, que acabou virando outro país: o Uruguai.

Ainda que Brasil, Argentina e Uruguai estivessem do mesmo lado na Guerra do Paraguai (1864-1870), essa competição histórica alimentou rivalidades e estereótipos entre brasileiros e argentinos.

 

Copa do Mundo

Consideradas potências do futebol mundial, o confronto direto entre Brasil e Argentina em várias edições da Copa do Mundo ajudou a intensificar a rivalidade. Tudo começa pela quantidade de títulos: o Brasil, maior campeão mundial, tem cinco, enquanto a Argentina tem três, sendo a última conquistada na Copa de 2022.

Dentre os principais duelos entre as duas seleções na competição, destacam-se:

  • Copa do Mundo de 1974: o primeiro confronto entre Brasil e Argentina em Copas do Mundo aconteceu pela segunda fase do mundial. Na ocasião, o Brasil derrotou os hermanos por 2 a 1 e encaminhou a vaga para a próxima fase.
  • Copa do Mundo de 1978: quatro anos mais tarde, Brasil e Argentina voltaram a se enfrentar na Copa do Mundo. Em duelo equilibrado, a partida terminou em empate sem gols. O resultado, até então, era favorável para a amarelinha, já que a Argentina precisava de uma goleada por quatro gols de diferença contra o Peru para eliminar o Brasil.

A Argentina, então, foi atrás, goleou a seleção peruana, eliminando a seleção brasileira, e avançou para a próxima fase. A Alviceleste se consagraria campeã daquela edição.

  • Copa do Mundo de 1982: outra vitória para a seleção brasileira, desta vez por 3 a 1 com gols de Zico, Júnior e Serginho. A amarelinha ficou pelo caminho ao enfrentar a Itália, que venceu aquela edição ao derrotar os alemães por 3 a 1.
  • Copa do Mundo de 1990: foi a última Copa do Mundo na qual aconteceu o clássico entre Brasil e Argentina, e também a primeira vitória dos hermanos: 1 a 0 com gol de Caniggia. Vale lembrar que neste confronto foi marcado pelo episódio da “água batizada”, na qual um massagista argentino teria oferecido uma garrafa de água com um sonífero ao lateral Branco. Até os dias atuais os argentinos tiram sarro do episódio, o que reforça tamanha rivalidade.

 

Competições e títulos

A rivalidade entre Brasil e Argentina não se resume somente a Copa do Mundo. Em Copa América, por exemplo, Uruguai e Argentina dividem o topo com 15 títulos cada. O Brasil vem em terceiro, com 9. Destes 15 títulos da seleção argentina, o mais recente aconteceu em 2021, quando Di Maria anotou o gol do título.

Principal competição do continente, a Copa Libertadores tem o país vizinho como maior vencedor: 25 títulos contra 21 das equipes brasileiras. Já na Copa Sul-Americana a freguesia também se repete: 9 contra 5 para os argentinos.

>> Enquanto as seleções não tem data marcada para se enfrentarem, que tal apostar nos jogos de amanhã?

 

Figuras históricas

Pelé para os brasileiros assim como Maradona para os argentinos. Os dois são considerados ícones e representam os melhores jogadores de suas respectivas gerações.

Enquanto Pelé levou a seleção brasileira a três títulos de Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), Maradona tem uma, sendo o protagonista na Copa de 1986. A idolatria de ambos, entretanto, vai além dos canecos, pois tanto Pelé quanto Maradona são vistos como figuras emblemáticas na história do futebol.

Maradona brilhou com as camisas de Napoli, na Itália, e Boca Juniors, na Argentina. Pelé, por sua vez, jogou a maior parte de sua carreira no Santos e marcou mais de 1.000 gols em sua carreira.

Os dois se enfrentaram em campo poucas vezes, sendo uma delas um amistoso disputado em 1971. Apesar da rivalidade, Maradona e Pelé cultivaram uma boa amizade, na qual prevaleceu o respeito mútuo.

No caso dos argentinos, além de Maradona, Lionel Messi é visto como outra lenda do futebol. Além de acumular títulos, gols, assistências e lances brilhantes com a camisa do Barcelona, o craque foi um dos principais responsáveis por levar a Argentina ao tricampeonato mundial.

Como visto, a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol é intensa e histórica, onde os confrontos despertam paixões e emoções que envolvem toda uma proximidade geográfica, contexto histórico, político e social. É uma rivalidade que inclui figuras históricas, como Pelé e Maradona, com jogos equilibrados e disputas acirradas que prometem seguir ao longo dos próximos anos no continente sul-americano.

 

*** conteúdo de marca ***

 

Veja também: 5 museus para conhecer em São Paulo

Notícias Relacionadas