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Os crescentes golpes financeiros virtuais

Durante os últimos 12 meses ,o Brasil atingiu a média de 4.700 casos por hora de tentativa de golpes virtuais, segundo pesquisa feita pelo Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Por: Isabelle Olvera

Publicado em: 28/08/2024 - Última atualização: 30/08/2024 - 10h59


Durante os últimos 12 meses,o Brasil atingiu a média de 4.700 casos por hora de tentativa de golpes virtuais, segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Apesar das empresas terem um papel importante nessa discussão, elas são marcadas pela relação empresa-cliente, enquanto esses golpes são realizados por terceiros. A advogada Renata Idie comenta: “ A partir do momento que se verifique que existe realmente uma falha de procedimento, ou eventualmente algo que poderia ser feito pelas empresas para melhorar o atendimento, elas poderiam ter uma atuação mais efetiva”.Sendo assim, acaba caindo como responsabilidade do usuário a prevenção. 

O tipo de fraude mais perigosa, seria aquela que envolve a  “ Engenharia Social”. Ela se baseia no convencimento para que a vítima faça algo, normalmente revelando informações pessoais ou financeiras que, além de facilitar o processo de fraude, complicam as providências jurídicas a serem tomadas. “Recebeu uma ligação? Desconfie, o banco nunca vai pedir as suas informações completas, nem os dados do cartão de crédito” é o conselho da advogada. 

Caso aconteça a fraude, é crucial a realização do boletim de ocorrência. Ele servirá como precaução para futuras ilegalidades que possam ocorrer derivadas dos dados fornecidos. O comprovante de alguma transação possivelmente feita e o número de contato são exemplos de dados que podem ser aliados nessas situações. 

Esses crimes se reinventam a cada segundo, um dos mais recentes é consequência da “Taxação das blusinhas” da Shein. O golpe se baseia em e-mails, ligações e mensagens fazendo a cobrança da taxa, coisa que só se deveria negociar com os correios. “ É muito importante que as pessoas verifiquem o email, olhem  o remetente, geralmente vai ter ali algo um pouco suspeito” diz a Dra. Idie.

Esse cuidado ultrapassa a prevenção, a postura da vítima é levada em consideração dentro do judiciário. A “cautela mínima” é esperada do sofredor. Por isso fique atento a possíveis erros de português, informações desencontradas e até mesmo a identidade do remetente.

“ Eu acabo sempre voltando pra mesma questão, mas é preciso ter atenção” fala Renata. É importante se manter atento porque os crimes vêm se aprimorando junto com as novas tecnologias, como a IA, o que vem agravando a situação. 

Ficou curioso e quer saber mais? Assista à entrevista completa do Jornal da Gazeta:

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