Charlote de Romã
Esse é o doce da virada de ano: vamos apreender com a chef Juliana Abbud uma Charlote de Romã deliciosa e fácil de fazer e de comer no Mulheres
Ingredientes
Recheio
- 1 pacote de bolacha tipo champanhe (Base)
- 1 lata de leite condensado
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 4 gemas
- 1 colher (sopa) de amido
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- ¾ de xícara (chá) de champanhe sem álcool (opcional)
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
Geleia de Romã
- 4 romãs pequenas ou 1 romã grande
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de água
- ½ colher (café) de Ágar Ágar
Modo de Preparo
Recheio:
Hidrate a gelatina no champanhe e reserve. Leve ao fogo as gemas peneiradas, o amido, o leite e o leite condensado. Mexa até começar a engrossar, acrescente a gelatina hidratada, mexa por aproximadamente 5 minutos. Cubra com plástico filme e leve ao refrigerador. Bata o creme de leite em ponto de chantilly, incorpore ao creme frio e volte ao refrigerador.
Geleia de Romã:
Separe as sementes de romã. Leve metade das sementes ao fogo com o açúcar, água e ágar ágar, até encorpar. Passe pelo processador. Coe a geleia. Misture o restante das sementes. Reserve.
MONTAGEM:
Utilizando o aro de acetato, coloque a base de biscoito e os biscoitos na lateral. Coloque o creme de champanhe. Leve ao refrigerador para firmar um pouco o creme. Cubra com a geleia.
DICAS:
• Para a montagem pode-se usar bolacha ou pão de ló.
• O álcool do espumante evapora no aquecimento, no entanto pode ser substituído pelo suco de sua preferência ou espumante sem álcool.
• Para deixar a charlote mais linda, passe metade dos biscoitos no chocolate.