Pamonha salgada com costela bovina
Venha aprender a preparar essa delícia de pamonha salgada com costela bovina com a chef de cozinha Mariele Horbach! Anote tudo por aí!
Ingredientes
PAMONHA
- 6 espigas de milho
- 50 g de cebola
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha de milho fina
- 200 ml de óleo
- Manjericão, sal e pimenta do reino a gosto
RECHEIO
- 800 g de costela bovina magra
- 300 ml de caldo de carne
- 30 ml de óleo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 500 ml de vinho tinto
- Tomilho e sal a gosto
MOLHO
- 200 ml de creme de leite
- 150 g de queijo da canastra curado
- Sal a gosto
Modo de Preparo
PAMONHA:
Cozinhar o milho, retirar do sabugo, refogar os grãos com manteiga, manjericão e cebola e picada e processar. Moldar a pamonha com aro, e finalizar no vapor por 10 minutos.
RECHEIO:
Temperar a costela com sal e pimenta, dourar a costela no óleo, acrescentar acebola, o alho, o vinho, o caldo de carne, completar com água até ¾ da altura da carne. Cozinhar na panela de pressão por 40 a 50 minutos, ou em fogo médio por 2 horas. Coar e reduzir o caldo até engrossar. Reserve. Desfiar a carne finamente, adicionar o caldo reduzido e ajustar o sal.
MOLHO:
Aquecer o creme de leite e adicionar o queijo da canastra ralado. Se necessário ajustar o sal. Servir por cima da pamonha. Obs: A ideia é mostrar que podemos servir a pamonha de um jeito diferente do convencional. Que dá para inserir a pamonha na montagem de um prato de refeição. Inclusive essa receita da pamonha dá para fazer nhoque que eu posso levar para a mesa, e o ragu de costela podemos dar a dica para servir com outros pratos como por exemplo: uma massa, num arroz caldoso, com um purê dentre outras opções.