Panacota: Pudim italiano com geleia de manga
Aprenda como preparar esse delicioso Pudim italiano com geleia de manga, também conhecido como Panacota, do Chef Edson Leite.
Ingredientes
geleia
- 2 Mangas Palmer maduras (800g)
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal
- ½ xícara (chá) de suco de limão
- 1 ½ xícara (chá) de suco de laranja
- Raspas de 2 limões
Pudim
- 4 1/5 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1 xícara(chá) de leite integral
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 envelopes de gelatina incolor
Modo de Preparo
geleia:
Coloque um pires no congelador - ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia.
Descasque e corte a polpa da manga em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando e amassando com a espátula para formar um purê.
Acrescente o açúcar, raspas de limão siciliano e o suco de limão e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 25 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e laterais da panela. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida.
Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche os potes com a geleia quente para formar vácuo.
Pudim:
Numa tigela média, coloque a água e adicione aos poucos a gelatina em pó, misturando bem com uma espátula. Prepare os outros ingredientes enquanto a gelatina hidrata.
Numa panela média, junte o leite restante, o creme de leite, o açúcar e a essência de baunilha e misture com uma espátula de silicone.
Leve a panela ao fogo baixo e mexa delicadamente com a espátula, por cerca de 6 minutos, até o açúcar dissolver completamente e os líquidos aquecerem. Atenção: não deixe ferver.
Desligue o fogo e, com cuidado, transfira 100ml do líquido quente da panela para a tigela com a gelatina hidratada. Misture bem com a espátula até a gelatina dissolver completamente.
Adicione o restante do líquido quente. Misture novamente e espere esfriar, mexendo de vez em quando por cerca de 30 minutos até atingir a temperatura ambiente — caso esteja usando um termômetro culinário, a temperatura deve estar em torno de 27 ºC.
Atenção: espere esfriar mesmo. Se a panacota for enformada e levada à geladeira ainda quente, o creme se separa da gelatina ao esfriar e ela fica com duas texturas.
Com uma concha coloque o creme na forma.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas (se preferir, prepare a panacota até dois dias antes de servir, nesse caso depois que estiverem completamente fria e firme, cubra com filme para não formar uma película escura no doce).
Sirva a panacota fria a com uma geleia.