Porqueta ao pesto
Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Porqueta ao pesto
Ingredientes
Porqueta ao pesto
- 2 maços de manjericão
- 1 maço de salsinha
- 6 dentes de alho
- 1/2 xícara (chá) de nozes
- 1 xícara (chá) de parmesão ralado
- 2 ½ xícaras (chá) de azeite
- 2 limões sicilianos
- 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
- 15 folhas de sálvia
- 5 ramos de alecrim
- 2,5 kg de sal grosso
Modo de Preparo
Porqueta ao pesto:
Pesto: Em um liquidificador, coloque um maço de manjericão, ½ maço de salsinha, 3 dentes de alho, nozes, parmesão, 2/3 de azeite, suco de 2 limões, 3 colheres de sal grosso. Bata até virar uma pasta. Reserve.
Porcheta: Envolva a copa lombo com as fatias de bacon e reserve. Coloque a barriga em uma tábua, com a carne virada para cima, e faça cortes em sua superfície com uma profundidade rasa. Tempere a carne da barriga com nosso pesto e espalhe folhas de 5 ramos de alecrim, 15 folhas de sálvia. Coloque a copa lombo envolta no bacon no centro e feche a barriga com barbante.
Cobertura: No liquidificador, coloque 2 xícaras de azeite, 1 maço de manjericão, ½ maço de salsinha, 3 dentes de alho, pimenta-do-reino, raspa de limão, 15 folhas de sálvia e folhas de 5 ramos de alecrim, bata tudo até virar uma pasta. Em um bowl, coloque o restante do sal grosso, e despeje esta pasta. Misture bem até ficar cor homogênea.
Montagem: Em uma assadeira, faça uma cama de sal, coloque nossa porchetta, e cubra com o restante do sal. Leve ao forno pré-aquecido a 160 °C por 4 horas. Depois disso, retire todo sal, limpe bem a peça e leve ao óleo quente para pururucar.