TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Conheça os benefícios da drenagem linfática

Você sabe como funciona a drenagem linfática? Venha conferir quais benefícios essa massagem pode trazer para o corpo

Por: Mariana Torezan

Publicado em: 10/04/2024 - Última atualização: 10/04/2024 - 16h03

A drenagem linfática é uma massagem que oferece diversos benefícios para o corpo, e pode ser utilizada para fins estéticos e para a saúde, na fisioterapia, e até no pré e pós-operatório. Ela serve para estimular uma filtragem do sistema linfático e dos linfonodos, que também atuam no combate à vírus e bactérias.

Por conta disso, é recomendado esperar 2 dias depois de vacinações para fazer uma drenagem linfática. Em caso de gripe ou febre também é indicado aguardar até a completa recuperação, já que a massagem atua em mecanismos que combatem infecções. Em relação a outros problemas de saúde, a massoterapeuta Eliana Costa alerta que é importante pedir uma autorização médica para o tratamento.

A drenagem linfática facial também traz diversos benefícios

A drenagem linfática facial também traz diversos benefícios. Foto: Koldoy Chris

Para começar, é feito um bombeamento dos principais linfonodos e sempre deve iniciar pela parte superior do corpo: nas axilas, depois descendo para o abdômen, a parte de trás dos joelhos e finalizando nos tornozelos. Depois disso, a massagem é iniciada também pelos membros superiores e direcionando os movimentos para o coração.

“A drenagem tem movimentos suave e lentos, porque trabalha em um sistema, que é bem superficial e bem delicado. Então, se colocar força, vai trabalhar a camada de gordura ou a camada muscular, que é uma massagem relaxante, por exemplo. São objetivos diferentes, a drenagem vai tirar o excesso de líquidos.”, explica Eliana.

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática também pode ser associada a outros tratamentos, principalmente para questões estéticas, um exemplo é em parceria com o ultrassom para diminuir a celulite. Já para resolver o inchaço, a massagem pode ser feita até três vezes na semana. O procedimento também é ótimo para gestantes a partir do quarto mês, mas sempre com orientação de um médico.

A massoterapeuta também conta que sempre indica a drenagem facial para diminuir bolsas embaixo dos olhos e olheiras, porque “ficar muito tempo na tela acaba congestionando, e fazer uma drenagem linfática ajuda a limpar, o resultado é instantâneo”.

Veja também: Faça sua drenagem linfática em casa