TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

O genocídio nas ruas e a violência nos debates se retroalimentam

Elizabeth Alves, 41 anos, foi morta dentro de casa. Bala perdida. Um PM atirou na cabeça de Eduardo de Jesus, 10 anos. Em 48 horas, 4 mortos pela polícia no Morro do Alemão.

O genocídio nas ruas e a violência nos debates se retroalimentam Elizabeth Alves, 41 anos, foi morta dentro de casa. Bala perdida. Um PM atirou na cabeça de Eduardo de Jesus, 10 anos. Em 48 horas, 4 mortos pela polícia no Morro do Alemão.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Elizabeth Alves, 41 anos, foi morta dentro de casa. Bala perdida. Um PM atirou na cabeça de Eduardo de Jesus, 10 anos. Em 48 horas, 4 mortos pela polícia no Morro do Alemão.

 

Há anos repisamos um tema aqui: as diversas formas de violência no Brasil. Continuaremos a falar porque não há nada mais importante do que a vida.

 

O Brasil é o campeão mundial de assassinatos em números absolutos. Nos últimos 34 anos, mais de 1 milhão e 400 mil homicídios.

 

A média anual, que já foi de 50 mil homicídios, segundo novas medições beira os 55 mil. É o país onde a polícia mais mata e também mais morre.

 

No ano passado, só a polícia de São Paulo matou ou 694, ou 801 ou 926 pessoas; os números variam de acordo com as fontes.

 

Entre 95 e 2013, doze mil pessoas morreram em intervenções policiais em São Paulo. Dez mil e 800 eram civis e 1.200 eram policiais.

 

Até 2013, em apenas 5 anos, 11.197 pessoas foram mortas pelas polícias no Brasil. Isso é mais do que as polícias dos EUA mataram em 30 anos.
De 2009 a 2013 foram mortos 1.770 policiais no país. Mais de 75% deles mortos fora do serviço. Muitos fazendo bicos. No Rio e São Paulo, soldado PM recebe menos de R$ 3 mil.

 

Um alemão, expert em segurança pública, esteve em São Paulo em meados dos anos 90. Viu, ouviu, e definiu:

 

-Cada sociedade tem o nível de Segurança que corresponde ao que está disposta a pagar para ter.

 

Pagar em todos os níveis da vida em sociedade, não só na Segurança.
Em debates nas ruas, na Política, nas redes sociais, têm predominado a truculência verbal, a intolerância, a ausência de inteligência e imensa hipocrisia.

 

Essa violência no uso das linguagens e o genocídio nas ruas são indissociáveis. São fenômenos que se retroalimentam.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais