TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Reforma simples e inteligente pode ajudar Dilma

A cada semana, as previsões de recessão no brasil vão ficando piores.

Reforma simples e inteligente pode ajudar Dilma A cada semana, as previsões de recessão no brasil vão ficando piores.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A cada semana, as previsões de recessão no brasil vão ficando piores. A cada semana, o banco central recolhe as estimativas de uma centena de economistas de bancos e consultorias privados sobre o que deve acontecer com a economia. Agora, os economistas preveem que a economia do brasil vai encolher quase meio porcento em 2015, com inflação média de 7,3%. No caso dos preços regulados pelos governos, como energia e transporte, a inflação vai pra 10%.
As previsões ainda devem piorar, pelo menos no caso do pib, do crescimento da economia, da renda do país. Não vai ter muito jeito de salvar 2015, a não ser preparando o país para 2016 e daí em diante.
A presidente Dilma Rousseff não tem muito mais o que fazer em relação a isso, pelo menos neste ano. Perdeu poder, em dois aspectos importantes.
Primeiro, teve de nomear uma equipe econômica que vai fazer justamente o contrário do que ela fez em seu primeiro governo, que foi muito errado. Para piorar, por falta de dinheiro não tem como inventar programas sociais ou investimentos novos.
Segundo, por erros políticos e perda de popularidade, perdeu o controle do congresso, onde não tem apoio.
Mas ela pode fazer um limão dessa limonada. Ela pode lançar programas de reformas e de apoio a investimentos privados que ajudariam o país a sair da crise e a recuperar prestígio no congresso e nas ruas. Reformas que não custam nada ou quase nada além de trabalho, inteligência e bom senso.
Por exemplo, ela prometeu recentemente um plano para reduzir a enorme e estúpida burocracia que atrapalha a vida dos cidadãos e aumenta os custos das empresas. Abrir e fechar negócios, obter licenças, pagar impostos, tudo é complicado e caro, o que causa muita ineficiência. Se ela chamasse o apoio da sociedade e juntasse gente no governo para reduzir essa demência, rapidamente, ganharia apoio. O congresso poderia apoiar as reformas, que teriam apoio geral, do consumidor ao empresário. Dilma ganharia pontos, o país ficaria melhor.
Na falta de dinheiro e popularidade, governar bem, apenas com inteligência, pode ajudar.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais