TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Gazeta Superofertas, Fofoca

Rússia proíbe travestis de dirigir automóvel

A Rússia é um país que inferniza a vida da comunidade gay.

Rússia proíbe travestis de dirigir automóvel A Rússia é um país que inferniza a vida da comunidade gay.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vou falar hoje dos travestis e dos transexuais. Imaginem que acaba de entrar em vigor, na Rússia, uma lei que proíbe essa comunidade de guiar automóveis. O argumento dos legisladores é muito tosco, é uma grande bobagem científica. Eles dizem que os travestis sofrem de doenças mentais, e que por isso não podem tirar carteira de motorista. A Rússia é um país que inferniza a vida da comunidade gay. Vira e mexe, alguma lei homofóbica acaba pisando nos direitos desses cidadãos. Eu sugiro que a gente compreenda o episódio com um pouco de história. Há mais de 40 anos, a Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade como uma doença. Nos Estados Unidos, em 1971, foi lançado um livro do psicólogo Kenneth Smith. Fez muito sucesso, porque foi o primeiro a argumentar que os gays e as lésbicas eram pessoas normais. Se a gente recuar mais algumas décadas, não era bem essa a ideia autoritária das pessoas. Na Alemanha nazista, dez mil cidadãos foram mortos porque eram homossexuais, e outros dez mil foram deportados. Na Inglaterra, só em 1861 foi abolida uma lei que permitia enforcar os gays e as lésbicas. O quadro mundial não é hoje nem um pouco brilhante. Sete países ainda aplicam a pena de morte para punir os homossexuais. Esses países são todos muçulmanos. Em outros 25 países a homossexualidade é crime, e o réu pode ser condenado à prisão. Aqui no Brasil, aquilo que chamavam de visitação da inquisição portuguesa, reprimia homossexuais na Bahia, já no século 17. Nossa sociedade ainda não deixou de lado seus preconceitos. O Congresso acaba de arquivar um projeto que puniria a homofobia. Mas por decisão do Supremo, gays e lésbicas podem se casar de papel passado, e têm os mesmos direitos dos casais heterossexuais. Em outras palavras, não estamos tão mal assim. É assim que o mundo gira.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais